O ditado já diz: “é melhor prevenir do que remediar”. Quando se trata das varizes, é fundamental agir logo no estágio inicial, com o objetivo de evitar que a situação se agrave e exija tratamentos mais complexos.
Os pacientes nem sempre buscam atendimento médico para lidar com as varizes, principalmente no início. Isso pode acontecer por uma série de razões, tornando-se ainda mais comum em momentos específicos, como o período de isolamento social recomendado durante a crise da doença Covid-19.
Entretanto, restrições e problemas do dia a dia não são motivos para você deixar de cuidar da saúde vascular, pois as complicações das varizes são várias, já que elas não são apenas problemas estéticos. A doença pode causar trombose venosa profunda, flebites, feridas vasculares, entre outros sérios problemas.
Além de procurar um médico vascular, você também pode tomar algumas atitudes e mudar o seu estilo de vida, antes que o problema fique mais sério. Confira cinco dicas importantes para colocar em prática e que irão ajudar a prevenir as varizes:
Mantenha seu peso nos padrões esperados para altura e idade
Uma dieta saudável, com pratos coloridos e grande variedade de grupos de alimentos, é um bom caminho para evitar o agravamento da condição em função da obesidade.
Não permaneça muito tempo em pé ou sentado
Essa dica vale para ajudar a reduzir os sintomas relacionados às varizes e para todos, especialmente para quem trabalha na frente do computador. Faça pequenas pausas e não fique muito tempo na mesma posição. É importante dar pequenas voltas, de hora em hora, para estimular a panturrilha, favorecendo a circulação sanguínea nos membros inferiores.
Faça caminhadas ou exercícios físicos
Movimentar as pernas e garantir que a musculatura da panturrilha facilite o fluxo sanguíneo é muito importante para evitar que as varizes se agravem, além de ajudar na prevenção da trombose venosa. Isso é algo facilmente atingido com exercícios e caminhadas.
Pare de fumar
O cigarro danifica as paredes das veias e reduz a quantidade de colágeno na pele, o que favorece, ainda mais, o aparecimento de varizes.
Busque orientações médicas
Buscar orientação de um cirurgião vascular é fundamental. Com a ajuda de exames, conseguimos detectar qualquer sinal de problema, antes que ele se agrave. Por isso, é fundamental procurar um especialista para a realização de check-up vascular, principalmente se você tem tendência a alguma doença específica. Nem sempre teremos a presença de sintomas, indicando que algo está errado.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)