Nesta segunda (29/7) é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, por isso, quero falar sobre os males que o uso do cigarro eletrônico pode causar às veias e artérias. ⚠️
Um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, mostrou que fumar cigarro eletrônico apenas UMA VEZ na vida, MESMO QUE SEM NICOTINA, já pode ser prejudicial para a circulação sanguínea. O motivo está ligado ao líquido do cigarro eletrônico que é considerado “relativamente inofensivo”, pois o processo de vaporização pode tornar moléculas presentes no vaporizador em substâncias tóxicas.
Os participantes fumaram cigarros eletrônicos com saborizadores de tabaco, mas sem nicotina. A conclusão foi: fumar apenas uma vez o cigarro eletrônico prejudicou a circulação sanguínea e ajudou a engrossar as artérias. Isso pode piorar a circulação sanguínea de órgãos muito importantes, como coração e cérebro, e é aí que acontecem o infarto ou derrame, por exemplo.
Imagine o tipo de dano em quem fuma isso regularmente? Fumar cigarro eletrônico pode ser mais perigoso do que se parece.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)