Mesmo após a realização do tratamento adequado, as varizes podem voltar, em cerca de 25% dos casos. Chamamos essa condição de varizes recidivadas. Essas veias doentes requerem mais atenção, pois é preciso identificar a causa dessa reincidência e tratar o problema.
Por isso, a entrevista no consultório é muito importante. Geralmente, a minha primeira consulta é a mais demorada de todas. Preciso entender o histórico do paciente, da família e tudo o que já afetou a saúde vascular do paciente. Exames adicionais são feitos no momento do diagnóstico.
❕ Existem vários fatores que podem levar o paciente a ser submetido a mais de um procedimento para eliminar, de fato, as varizes. A triagem, antes do diagnóstico, é fundamental, e alguns pontos precisam ser identificados para prever, ao máximo, essas questões, que podem ser até genéticas.
Entre as principais causas, estão:
▫ Diagnóstico incompleto e falta de exame clínico detalhado. Procure sempre um cirurgião vascular pra realização de tratamentos vasculares;
▫ Falha na cirurgia convencional ou em algum procedimento técnico;
▫ Neovascularização;
▫ Varizes não detectadas no exame;
▫ Varizes contraídas ou não dilatadas;
▫ Varizes de longa duração, já com edema e/ou inflamação local;
▫ Obesidade muito acentuada.
Procure um médico vascular de confiança, caso você tenha varizes ou vasinhos. A reincidência também pode estar ligada a erros clínicos.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)