Úlceras vasculares pedem cuidado especializado e não podem ser tratadas como simples feridas

Quando existe um mal funcionamento das artérias e/ou veias, por conta da circulação sanguínea, podem ocorrer lesões que acometem as várias camadas da pele. Estou falando das feridas ou úlceras vasculares, um evento sério que exige atenção e cuidado especial por um médico vascular.

Existem dois tipos:

💢 Úlcera venosa – ferida aberta que ocorre quando o sangue da região da perna e pés não retorna, adequadamente, ao coração. Esse refluxo do sangue nas veias ocasiona o aumento da pressão sobre a pele e, assim, a formação de uma lesão. Geralmente, formam-se na região medial da perna, acima do tornozelo e abaixo da panturrilha, demoram para cicatrizar e, normalmente, recidivam. Sem o tratamento adequado, podem crescer e causar maiores problemas.

💢 Úlcera arterial – ferida de difícil cicatrização e muito dolorosa, ocasionada pela obstrução das artérias levando à falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos. Geralmente, está ligada à formação de placas de gordura na parede das artérias, o que ocasiona a diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo. É comum na região acima da canela e nas extremidades dos dedos dos pés. Pode resultar em amputação do membro, caso não seja feito o tratamento adequado.

É muito importante que um especialista vascular faça uma avaliação da ferida e investigue a causa. Procure seu médico o quanto antes, pois a demora pode ter consequências sérias.

Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)

Compartilhe:

Posts Relacionados

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?