Afinal, o uso do anticoncepcional causa varizes?

Alguns métodos contraceptivos apresentam hormônios em suas fórmulas e podem diminuir a resistência das veias. Devido a isso, por vezes, eles são considerados os vilões das varizes.

Os anticoncepcionais transdérmicos, injetáveis ou orais podem ser considerados fatores de risco devido à quantidade de hormônio inserida nesses remédios. Eles são compostos por estrogênio, que é capaz de interferir na parede das veias e prejudicar a circulação do sangue. Outro elemento que pode estar presente no anticoncepcional é a progesterona, que proporciona dilatação das veias e interfere no fluxo sanguíneo. No entanto, mesmo que a paciente não faça uso do medicamento, esses hormônios são produzidos naturalmente pelo corpo, em alguns casos, até em quantidades maiores.

Isso não significa que o anticoncepcional cause varizes, mas pode ser determinante para a piora do quadro, em algumas situações, como em mulheres com predisposição genética para desenvolver a doença. É fundamental informar que, comparado a pílulas antigas, existem vários comprimidos modernos com fórmulas livres de estrogênio, que apresentam menos efeitos colaterais no corpo da mulher, e isso inclui menos risco de surgimento de varizes. 

Como o anticoncepcional é um tipo de medicamento, o ideal é que não faça uso dele sem indicação médica. É fundamental procurar um ginecologista, além de um especialista vascular.

A prevenção sempre é o melhor remédio, por isso, mesmo que você não apresente nenhum dos sintomas citados no início do texto ou não tenha um histórico familiar com essa doença, é importante fazer uma consulta médica antes e durante o uso desse método contraceptivo. Na consulta com o médico especializado, ele será capaz de examinar o seu sistema vascular e fazer as melhores recomendações, como parar ou continuar com o medicamento.

Caso você esteja liberada pelo seu médico para usar o contraceptivo, o ideal é manter hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, alimentação balanceada, beber água, cuidar da manutenção do peso corporal, do controle da pressão e do índice glicêmico. Além disso, é indicado não fumar e evitar ficar muito tempo na mesma posição.

Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)

Compartilhe:

Posts Relacionados

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?