Antigamente, usava-se como tratamento para varizes e vasinhos apenas intervenções cirúrgicas. Com o avanço da tecnologia, surgiram diversas técnicas que podem ser realizadas sem a necesidade de internação e com rápida recuperação.
Uma delas é o ClaCS, abreviação de Crio laser Crio escleroterapia, um procedimento moderno e eficaz, criado pelo Profº Dr. Kasuo Miyake, que corrige o problema de varizes e vasinhos. É uma combinação da aplicação de laser transdérmico (pulsos de luz que aquecem o sangue e ocluem os vasos) com a técnica de escleroterapia, que atua por meio de uma solução injetada dentro dos vasos doentes.
Utiliza-se a realidade aumentada para projetar as veias na pele do próprio paciente e tratar até mesmo aquelas tão pequenas, que não seriam visíveis a olho nu.
No procedimento, o resfriamento da pele com ar gelado permite uma diminuição importante da dor. É um método pouco invasivo, quase indolor e que permite um retorno rápido às atividades, inclusive com possibilidade de exposição ao sol após a breve recuperação. Outro ponto positivo é que pode ser feito no consultório médico.
É importante sempre consultar-se com um cirurgião vascular para que ele avalie o problema e indique o tratamento adequado para o seu caso.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)