Você sabia que o estresse pode provocar danos vasculares?
Casos muito intensos e contínuos acabam acionando o sistema de defesa, desgastando o organismo. O resultado disso pode ser o aumento da pressão arterial, infartos e até um AVC.
Situações extremas de estresse podem provocar a produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico e, em excesso, se acumulam nas paredes das veias, dificultando o fluxo sanguíneo e aumentando as chances de formação de coágulos. Com isso, surgem os problemas circulatórios e, assim, pode gerar uma série de complicações.
Para evitar ou amenizar o estresse, é preciso, primeiramente, determinar a causa do problema. Detectado qual é o fator principal, é necessário aliar uma série de medidas e mudanças na rotina para que aprenda a controlá-lo ou eliminá-lo de vez. Um dos principais pontos é a prática de atividade física, que regula a frequência cardíaca e ajuda a manter a mente ocupada. Além disso, libera endorfina, substância que inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação, bem-estar e de felicidade. 😊😉
Dra. Carolina Melo
Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)