Obesidade e lipedema: qual a diferença

Já expliquei sobre o lipedema (post anterior), que é um tumor de gordura que atinge regiões específicas do corpo das mulheres. É uma doença progressiva, e que mesmo com as tentativas de emagrecimento da paciente, não há sucesso, pois não é um problema de obesidade.

🔎 Um estudo brasileiro publicado em 2020, na Faculdade Santa Marcelina, analisou a aplicação de um questionário a 106 pacientes e mostrou que apesar de grande parte delas apresentarem um peso regular, a doença foi confundida com obesidade em 75% dos casos.

Porém, obesidade é uma doença que tem cura. Essa é uma das maiores diferenças, além de que, no lipedema, o acúmulo de gordura, como já disse, é em regiões específicas, enquanto em pessoas obesas, a gordura se distribui para todas as partes do corpo.

❕ O pior nessa confusão não é apenas socialmente falando. Existem sequelas psicológicas que podem atingir essas mulheres. Quando é dado o diagnóstico de lipedema, vem o alívio de saber que não é falta de esforço e nem culpa da paciente a situação em que ela se encontra.

Lipedema e obesidade SÃO diferentes. Cada um deve ser tratado com especialistas diferentes.

Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)

Compartilhe:

Posts Relacionados

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?