Tudo no corpo humano é interligado e magnífico. Ele dá sinais de que algo não está funcionando corretamente ou de que você deveria tomar alguma ação perante um sintoma.
Com as varizes não é diferente. É nada mais que seu corpo avisando que há algo de errado. Então, por que não tratá-las?
O tratamento de varizes melhora os sintomas e previne que a doença evolua para:
- Flebite
O sangue parado favorece a irritação e a inflamação da parede do vaso. Traz vermelhidão, dor e inchaço. O tecido irritado ainda pode desenvolver diversas dermatites, sendo comum, o escurecimento da pele na região, devido o acúmulo de ferro no sangue, podendo surgir até eczemas, provocando coceiras e o engrossamento da pele na região.
- Hemorragias
A pele sobre as varizes costuma ser bem fina e se rompe facilmente, gerando hemorragias.
- Úlceras
A insuficiência venosa crônica é a principal causa de úlcera da perna, resultado do desvio da pressão venosa profunda gerado por contrações musculares ao redor das veias, para as veias superficiais que não estão preparadas para resistir a pressões elevadas. Elas dilatam-se (veias varicosas) e ocorre acumulação de sangue, resultando em estase venosa na pele, a qual se apresenta como uma área descorada, frequentemente eczematosa, em geral na região de veias varicosas salientes. Eventualmente, a drenagem venosa da pele torna-se muito insatisfatória para sustentar o metabolismo da epiderme, que morre e descama deixando uma úlcera venosa. Essa situação pode acontecer espontaneamente ou ser acelerada por um traumatismo relativamente pequeno.
Além disso, tratá-las vai garantir uma melhora da sua autoestima. Muitas vezes deixamos de usar roupas que mostram as pernas por causa da aparência que as varizes dão. É questão de saúde, mas também, de estética.
Não deixe sua saúde vascular para depois.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)