Tem diabetes? Cuidado com o pé diabético

A diabetes é uma doença que acomete mais de 537 milhões de adultos no mundo. No Brasil, as estimativas mais recentes somam quase 17 milhões de pessoas. Além disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), nos últimos 10 anos, dos 245 mil pacientes que sofreram amputações de membros inferiores, mais da metade tinham a condição. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a saúde dos pés devido ao pé diabético, que é um conjunto de modificações na circulação e nos nervos. Elas podem causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade na região. Dessa forma, o paciente não sente as feridas, que pioram e podem infectar-se, com a possibilidade de amputação de pés e pernas, nos casos mais graves.

As altas taxas de açúcar no sangue afetam a capacidade do organismo no combate de uma eventual infecção e na cicatrização de um ferimento. Assim, um machucado pode se tornar um problema sério.

Quem sofre com essa doença crônica pode sentir dores nas pernas, principalmente com exercícios, ter feridas que não curam, pés inchados, azulados e ressecados. Por isso, é muito importante examinar os pés diariamente e ter cuidados com bolhas, rachaduras e ressecamentos.

Se você possui diabetes ou histórico na família, mantenha o check-up vascular em dia.

Dra. Carolina Melo
Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)