É muito comum pessoas adiarem o tratamento de varizes por terem medo. Porém, com o avanço dos estudos na área vascular, muitas vezes, não é mais necessário fazer procedimentos invasivos para tratar a doença, e assim, a cirurgia convencional não é tão utilizada.
Você tem medo de quê?
😨 Medo das dores provocadas por agulhas ou cirurgias – existem diversos métodos que podem ser realizados sem a necessidade de cortes. Além disso, há vários meios para que o tratamento seja menos doloroso e mais confortável, como a associação do aparelho resfriador.
😨 Medo do tratamento não ser eficaz – o exame físico associado ao de realidade aumentada e o eco-doppler são imprescindíveis para um diagnóstico completo. Assim, consegue-se detectar as veias doentes e avaliar o fluxo sanguíneo. A análise individual do paciente também é muito importante, porque cada variz é única. Procure um bom cirurgião vascular para evitar falhas nos procedimentos.
😨 Medo da recuperação ser dolorosa ou demorada – por serem menos invasivos, com os procedimentos atuais, os pacientes podem retornar ao trabalho e à sua rotina mais rapidamente. Na maioria dos casos, a recuperação é rápida e dispensa repouso.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)