Vai viajar? Saiba como evitar pés e pernas inchados em longos trajetos

Tirar alguns dias de descanso e viajar com a família ou os amigos é um programa que muitos fazem nas férias. Mesmo com toda a diversão, não dá pra deixar de lado alguns cuidados importantes em viagens demoradas.

Se o trajeto é feito de carro, ônibus ou avião, é normal que os pés e/ou pernas fiquem inchados. Isso acontece porque ficamos um longo período sem a movimentação necessária para o sangue circular.

Quando não nos movimentamos bem, o sangue das veias da perna não é bombeado de forma adequada, fazendo, então, com que ele fique parado na região e cause o inchaço.

De forma natural, quando você retomar a movimentação, esse inchaço vai diminuir e sumir. Porém, algumas pessoas relatam um inchaço mais prolongado e esse, por sua vez, é o que preocupa.

Em casos extremos, nos quais a musculatura da perna fica parada por muito tempo, esse inchaço pode provocar coágulos sanguíneos, o que pode levar o paciente à quadros de trombose e, até mesmo, embolia pulmonar.

Em caso de inchaço prolongado e contínuo, procure, com urgência, um médico vascular para que ele realize uma avaliação faça um diagnóstico do problema.

Como evitar o inchaço

Em viagens de avião e ônibus, procure levantar ou movimentar os membros inferiores, mesmo permanecendo em seu lugar. Vale caminhar até o banheiro, também.

Se está viajando de carro, programe paradas durante o trajeto para se levantar, esticar as pernas e caminhar um pouco.

Em qualquer uma das situações, caminhe a cada duas horas, faça o movimento de flexão com os pés, além de beber muita água. Isso ajudará a circulação sanguínea a manter o seu ritmo normal.

Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)

Compartilhe:

Posts Relacionados

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?