Entre as doenças vasculares com maior incidência nas pessoas, as varizes estão no topo da lista. Porém, as mulheres são mais propensas a apresentar o problema que os homens.
Algumas pesquisas apontam que, em média, 38% da população brasileira sofre com a condição e, desse número, 30% são homens e 45% mulheres. Nelas, os hormônios femininos e a gravidez favorecem o aparecimento das varizes.
Questões genéticas e estilo de vida são outros fatores que acometem ambos os sexos e facilitam o surgimento do problema.
É normal que os homens só vão ao consultório quando a doença está em um estágio de situação cirúrgica. Historicamente, as varizes atacam mais as mulheres, o que faz com que eles fiquem mais negligentes à situação.
⚠ O corpo pode apresentar sinais de que algo está errado com a saúde vascular. Os mais comuns são: dores nas pernas, cansaço nos membros inferiores, coceira, sensação de pernas pesadas, veias azuladas ou arroxeadas aparentes, inchaço nos tornozelos ao final do dia, queimação nas pernas, e câimbras.
Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)