Vasinhos, varizes e dor pélvica crônica são as principais doenças vasculares entre as mulheres

Algumas doenças vasculares têm maior incidência no sexo feminino, como os vasinhos, varizes e a dor pélvica crônica. Por isso, neste Dia Internacional da Mulher (8/3), quero destacar essas três condições.

Em relação às varizes, as mulheres costumam sofrer de duas a três vezes mais que os homens, em razão dos hormônios femininos, que diminuem a força das paredes das veias e deixam os vasos mais fracos. Mas também há outros fatores como obesidade, sedentarismo, gravidez, entre outros.

A menopausa também é um dos motivos que causam a piora das varizes. A explicação é porque, conforme envelhecemos, o sistema circulatório também envelhece. Na maioria dos casos, é devido ao processo degenerativo, ou seja, de desgaste das veias. Outra razão é a diminuição da força muscular e da gordura local que reduzem o suporte às veias superficiais.

O ideal é procurar o diagnóstico e tratamento adequados para a doença o quanto antes, a fim de evitar sua progressão, como flebites, hemorragias e úlceras.

Já a dor pélvica crônica é uma das principais causas da procura pelo ginecologista, e as varizes pélvicas podem ser as responsáveis por esse sintoma. Ela acontece devido à presença de obstruções e refluxos que ocorrem nas veias abdominais e nas varizes pélvicas, que podem ser tratadas com medicamentos e, em alguns casos, de forma minimamente invasiva, por técnicas de cateterismo, com melhora dos sintomas na maioria dos casos.

Dra. Carolina Melo – Cirurgiã Vascular (CRM-DF 17114 / RQE 12652)